terça-feira, 2 de julho de 2013

Operação 'Violência Invisível': Ex-prefeitos de Pirapora e Janaúba estão presos na sede da PF em Montes Claros. A Polícia Federal vem ainda cumprindo mandado de prisão em nome do ex-prefeito de MoC Tadeu Leite

Ex-prefeitos de cidades do Norte de MG depõem na Polícia Federal
PF investiga desvio de recursos públicos em mais de 100 municípios
Manifestantes estão na sede da delegacia dando apoio ao trabalho da PF
Ex-prefeitos de Pirapora Warmillon (à esquerda, canto superior) e  José Benedito, de Janaúba (à esquerda, canto inferior), foram presos pela PF; e Tadeu Leite (à esquerda), ex-prefeito de Montes Claros, que é alvo das investigações e vem sendo cumprindo, agora à tarde pela PF, um mandado de prisão em seu nome. Fotos: Oliveira Júnior/Wordpress/Revista Tempo MoC - Arquivo FN Café News.
Com informações do G1 Grande Minas e do Jornal Estado de Minas
MONTES CLAROS - Já estão presos na sede da Polícia Federal o ex-prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes (PT), o ex-prefeito de Pirapora, Warmillon Braga (PSB), e o ex-procurador da prefeitura de Montes Claros, Sebastião Vieira Filho, os quais foram alvo de  investigação da Operação 'Violência Invisível', deflagrada hoje (2/7) pela PF. Segundo a polícia, também está sendo cumprido um mandado de prisão em nome do ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite. Os ex-prefeitos e ex-procurador fazem parte de uma operação que investiga desvio de recursos públicos em mais de 100 municípios, em onze estados do país.

Durante a operação "Violência Invisível", deflagrada na manhã desta terça-feira (2), manifestantes se reuniram em frente à delegacia da Polícia Federal de Montes Claros para protestar contra a corrupação. Eles estão com faixas dando apoio ao trabalho da PF.

Os municípios mineiros que, até este momento, sofreram com a ação do grupo criminoso foram Águas Vermelhas, Capelinha, Caratinha, Ipatinga, Itambacuri, Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Rio Pardo de Minas, Várzea da Palma, Varzelândia, além do Cisrum - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas.

Operação 'Violência Invisível'
O alvo da operação é uma quadrilha que, segundo a PF, montou esquema para desviar dinheiro público das prefeituras por meio de fraudes em licitações para aquisição de precatórios judiciais. Os estados onde a quadrilha atuou são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Bahia.

PF desarticula quadrilha por desvio de recursos em Minas e outros três estados
Só em Minas Gerais, o desvio estimado é de R$ 70 milhões
Luiz Ribeiro/Jornal Estado de Minas
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, operação para desarticular organização criminosa acusada de desviar recursos públicos de mais de uma centena de cidades em Minas Gerais e pelo menos mais três estados (Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul), por intermédio de fraudes em processos licitatórios para a aquisição de precatórios judiciais. Os desvios estimados em Minas Gerais são de R$ 70 milhões, de acordo com a Polícia Federal. A ação foi denominada “Violência Invisível”.
Em Montes Claros, no Norte de Minas) pelo menos dois advogados foram detidos, um deles com condução coercitiva para prestar depoimento. Também foram cumpridos mandados em Janaúba, também no Norte de Minas, onde teria sido preso o ex-prefeito José Benedito Nunes (PT).
Conforme nota divulgada pela Polícia Federal,  a quadrilha formada por empresas, pessoas físicas, servidores públicos e ex-prefeitos fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações a uma das empresas integrantes da organização criminosa. Essa empresa vencia as licitações com o compromisso de fazer a compensação entre precatórios judiciais e as dívidas das prefeituras, com o argumento de uma economia de até 30% sobre os valores devidos ao INSS, prática proibida expressamente pela lei.
Além de Janaúba e Montes Claros, o municípios mineiros que, de acordo com as investigações da Polícia Federal, sofreram com a ação do grupo criminoso foram Águas Vermelhas, Capelinha, Caratinga, Ipatinga, Itambacuri, Pirapora, Rio Pardo de Minas, Várzea da Palma, Varzelândia, juntamente com o CISRUN – Consórcio intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas.
A lista com os nomes de outros municípios que surgiram durante as investigações bem como as provas colhidas serão compartilhadas com a Receita Federal do Brasil, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Tribunais de Contas dos Estados lesados, Receitas Estaduais, Polícias Civis e Ministério Público Federal, a fim de subsidiar os eventuais procedimentos administrativos.
Mais de cem policiais estão dando cumprimento simultâneo a 53 mandados judiciais: 20 Mandados de Busca e Apreensão, 21 Mandados de Sequestro de Valores, Bens Móveis e Imóveis, 03 Mandados de condução coercitiva e 09 Mandados de Prisão Temporária.
Os trabalhos contam com a participação do Ministério Público de Minas Gerais e da Receita Federal do Brasil. A atuação da organização criminosa, pela complexidade, será julgada pela Justiça Federal e Justiça Estadual.

2 comentários:

  1. Jose Raimundo Guedes, via facebook: "coloca o nome dos outros investigados!"

    ResponderExcluir
  2. Úrsula Lélis, via facebook: "NORTE DE MINAS NO JORNAL NACIONAL... DOS MAIS DE 100 PREFEITOS PROCURADOS PELA JUSTIÇA, APENAS OS EX DE PIRAPORA, JANAÚBA E MOC SÃO CITADOS! PARECE QUE O DE MOC AINDA ESTÁ "DESAPARECIDO"... UÉ, JÁ NÃO TINHAM ACHADO?
    BEM, QUERO MESMO É SABER ONDE ESTÃO OS 70 MILHÕES SURRUPIADOS!"

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva