segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Igreja Matriz de Matias Cardoso: Templo erguido no Século XVII


Templo da Igreja Matriz, em Matias Cardoso (MG), datado do final do Século XVII é considerado o mais antigo de Minas Gerais. Fotos: França Neto em julho 2009/FN Café NEWS
MATIAS CARDOSO (MG) – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Manga e da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, instaurou inquérito civil público objetivando adotar providências para a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Matias Cardoso, no Norte de Minas, considerado o templo mais antigo do Estado.

O imóvel, que remonta aproximadamente a 1695, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1954 em razão de sua importância histórica, pois é considerado como um dos marcos pioneiros do povoamento bandeirante do Sertão do Rio São Francisco.
Segundo apurado na investigação, o imóvel encontra-se em péssimo estado de conservação e precisa de completa restauração dos elementos arquitetônicos e artísticos, bem como de revitalização do entorno.

Em reunião realizada pelo MPMG, em Belo Horizonte, foi ajustado que o restauro dos elementos arquitetônicos ficará a cargo do IPHAN, que estabeleceu parceria com uma empresa mineradora para a sua execução. A contratação do projeto de restauro ocorrerá até março de 2013. Já a elaboração e execução dos projetos de restauro dos elementos artísticos, de revitalização do entorno e iluminação externa ficaram a cargo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que fará as contratações no âmbito do Programa Minas Patrimônio Vivo no ano de 2013.


Capital - No último sábado (8/12) a capital de Minas Gerais foi transferida simbolicamente para a cidade de Matias Cardoso. A Proposta de Emenda à Constituição do Estado de Minas Gerais 21/2011, aprovada em 06 de novembro de 2011, criou o Dia dos Gerais, comemorado todo dia 08 de dezembro em Matias Cardoso em reconhecimento pelo destaque histórico que a cidade teve como núcleo urbano pioneiro na formação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva