quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pesquisa de Intenção de Voto 2º Turno da Eleição Municipal para Prefeito 2012

Ruy Muniz lidera na reta final da disputa pela Prefeitura de Montes Claros, segundo MDA/Estado de Minas


Pesquisa MDA/Estado de Minas mostra Ruy (PRB) à frente de Paulo Guedes (PT), com 8,6 pontos de vantagem, mas analista diz que disputa não está ainda definida

Ruy Muniz tem 44,1%, diz MDA/Estado de Minas. Foto Divulgação.
Paulo Guedes tem 35,5% das intenções de voto.
MONTES CLAROS (MG)* - A poucos dias da eleição, o ex-deputado Ruy Muniz (PRB) passou à frente do deputado estadual Paulo Guedes (PT) na disputa pela Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, mas a briga acirrada que se formou no município ainda não está definida. Levantamento do Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas aponta Muniz com 44,1% das intenções de voto contra 35,5% de Guedes, 8,6% de votos brancos ou nulos e 11,8% de indecisos. Registrada com o número MG-01242/2012, a pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, o que dá uma vantagem de apenas dois pontos para o primeiro colocado. Na simulação dos votos válidos, considerados para a proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral, o candidato do PRB aparece com 55,4%, contra 44,6% do adversário petista.

A análise do resultado é cautelosa, já que, pelos intervalos de confiança, Ruy Muniz pode ter de 51% a 59,8% dos votos válidos e Paulo Guedes pode estar com 40,2% a 49%. Quem mais cresceu em relação ao resultado das urnas em 7 de outubro foi o candidato que está na frente. Paulo Guedes foi ao segundo turno conquistando 26,6% dos votos válidos, contra 26,2% de Ruy Muniz – os outros dois candidatos mais fortes derrotados, Jairo Ataíde (DEM) e Humberto Souto (PPS), somaram 46%.
Na pesquisa espontânea, em que não são colocados os nomes dos candidatos, Ruy Muniz aparece com 42,9% das intenções e Paulo Guedes tem 34,5%. Votos brancos e nulos somam 7,8% e indecisos 14,8%. Em relação a decisão de voto, 89,1% dos que dizem escolher Ruy Muniz garantem que não vão mudar de opinião e outros 10,9% ainda podem mudar o voto. No caso de Paulo Guedes, 88,8% colocam a intenção de voto como definitiva e 11,2% ainda podem mudar.

Tendência
Para o diretor do MDA, Marcelo Costa Souza, a situação é muito favorável a Ruy Muniz, que parece ter tido mais êxito ao conquistar os votos que antes eram dos outros candidatos no primeiro turno, que teve um resultado apertado. “Há uma tendência forte por Ruy Muniz, mas ainda não está decidido. Ele está na frente mas a diferença ainda é muito próxima da margem de erro e há um percentual grande de indecisos e de votos brancos e nulos. Não dá para garantir um resultado”, afirmou.
O cenário de expectativa em Montes Claros ocorre em meio a uma guerra acirrada ente os dois candidatos, com vários panfletos apócrifos, vídeos na internet e outras acusações, que podem levar os eleitores indecisos a se moverem em uma das direções. Em relação ao sexo dos entrevistados, Ruy Muniz tem uma vitória mais folgada com o eleitorado feminino, vencendo Guedes por 44,6% a 31,2%. Entre os homens, o candidato do PRB aparece com 43,5% contra 40,5% do petista. Ruy Muniz também vence Paulo Guedes em praticamente todas as faixas etárias, ficando pouco atrás dele apenas entre os eleitores com 45 a 59 anos. Em todas as faixas de rendas familiares, Muniz está à frente do concorrente, assim como nos diferentes níveis de escolaridade. Nesse caso, entre os eleitores com nível superior, o candidato do PRB tem 62% da preferência, contra 19,7% do petista.

Ficha técnica
A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 501 eleitores de Montes Claros nos dias 20 e 21 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG-01242/2012. O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.

*Publicação Jornal Estado de Minas : 25/10/2012 08:08 Atualização Juliana Cipriani, adaptações de imagens e texto FN Cafe NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva