sábado, 6 de outubro de 2012

Indecisão e indefinição marcam a eleição para prefeito em Montes Claros


30% de eleitores indecisos podem definir o rumo dos candidatos à prefeitura de MoC
 Por França Neto
Jairo Ataíde (DEM), Paulo Guedes (PT), Ruy Muniz (PRB) e Humberto Souto (PPS) podem estar tecnicamente empatados em primeiro lugar na disputa pela prefeitura de Montes Claros, segundo margens de erros das últimas pesquisas de intenção de voto. Mineirinho (PSOL) pode atrair votos de indecisos (29,4%) e Filipe (PSTU), com problemas de registro junto à  Justiça Eleitoral. Arte-design: Revista TEMPO Montes Claros - set. 2012/ Cleber Caldeira.
MONTES CLAROS – Ao analisar as últimas pesquisas de intenções de voto, a eleição para prefeito chega à reta final marcada pela indecisão do eleitor montesclarense e pela indefinição dos candidatos a prefeito que vão para o segundo turno na cidade.

 Intenções de Voto: MDA/Estado de Minas e DataTempo CP2.
Na indecisão, dos 246.711 eleitores no município, percentuais variam de 30 pontos de indecisos na intenção espontânea, da qual o eleitor declara seu voto, até 14% nas sondagens de voto estimulado, de acordo com os institutos MDA/Estado de Minas, DataTempo CP2 e Vox Populi.

Pelo altíssimo índice de indecisos, significa, por exemplo, que quase todos os candidatos a prefeito na cidade têm potenciais chances de se chegar ao segundo turno. Humberto Souto (PPS), que oscila entre 14% e 12% nas pesquisas, tem amplas chances de disputar outro turno da eleição. Outro exemplo, se o candidato Mineirinho (PSOL), que tem apenas 1% das intenções de voto para prefeito, conquistar a preferência dos 29,4% de eleitores indecisos (MDA/EM), ou, dos 25,6%, ele teria então a vaga assegurada na próxima fase da disputa eleitoral em Montes Claros. 

Em relação aos candidatos majoritários/líderes nas pesquisas, Jairo Ataíde (DEM), Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB) podem ampliar suas vantagens nas intenções de voto para prefeito. Por exemplo, se um desses candidatos conquistar os totais de indecisos, ele poderá liquidar a fatura já no primeiro turno da eleição, com 50% mais um dos votos válidos, evitando, assim, um eventual segundo turno. Sendo assim, 30% de eleitores que estão indecisos podem definir o rumo dos candidatos à prefeitura de Montes Claros.

Portanto, após encerrar na quarta-feira (4/10) o horário de propaganda eleitoral na TV e no Rádio, os candidatos a prefeito de Montes Claros têm intensificado suas campanhas para atrair os votos dos indecisos. Além do mais, eles tentam, neste sábado (6/10), por meio de carreatas e propagandas nas ruas, colocar um ponto final na principal dúvida que ainda paira na cidade: quem vai  para o segundo turno (se houver...) da eleição para prefeito de Montes Claros?

Enfim, talvez essa dúvida seja provocada pela ‘guerra de pesquisas’ em Montes Claros, onde cada candidato apresenta a sua pesquisa ‘encomendada/ paga’, como se ele tivesse liderando as intenções de voto a prefeito na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva