domingo, 23 de setembro de 2012

Pesquisa DataTempo/CP2: intenção de voto para prefeito de Montes Claros

Jairo Ataíde lidera com 33% a disputa pela Prefeitura de Montes Claros, segundo DataTempo/CP2

Ruy Muniz (20,2%) e Paulo Guedes (19,6%) estão em segundo, com empate técnico
Jairo Ataíde amplia liderança, com 33% das intenções de votos para prefeito em Montes Claros
Aline Labbate*
MONTES CLAROS - O ex-prefeito de Montes Claros por dois mandatos Jairo Ataíde (DEM) lidera a disputa para retornar à cadeira de chefe do Executivo da maior cidade do Norte de Minas (MoC: 370.216 habitantes, segundo estimativa do IBGE - 1º jul/2012). Pesquisa DataTempo/CP2 realizada de 9 a 11 deste mês mostra o democrata com 33,0% das intenções de voto, contra 20,2% do segundo colocado, o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB).

Ruy cresce com 20,2%
Paulo Guedes tem 19,6%;
Muniz, que tem o apoio do atual prefeito, Luiz Tadeu Leite (PMDB), está empatado tecnicamente com o deputado estadual Paulo Guedes (PT), com 19,6%. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos para mais ou para menos.

O agora ex-candidato Athos Avelino (PSB) teve 12,6% das intenções de voto. O socialista renunciou à disputa em 10 de setembro. O candidato Filipe Gonçalves (PSTU), por sua vez, obteve 1,4%, mas teve sua candidatura suspensa pela Justiça Eleitoral ,na última quinta-feira, a pedido do próprio partido.

Eleitores indecisos e que não responderam somam 10,0%, e outros 1,6% afirmam que não vão votar em ninguém. Brancos e nulos equivalem a 1,2%. Com menos de um ponto percentual, aparece Valdeir Fernandes, conhecido como Mineirinho do PSOL (0,4%).

No levantamento espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são mostrados ao eleitor, Jairo Ataíde continua na liderança, com 27,6% das intenções de voto. Nessa modalidade, o percentual de eleitores indecisos é maior: 25,6%. Novamente empatados tecnicamente, aparecem Ruy Muniz (17,6%) e Paulo Guedes (16%). Athos Avelino foi citado por 7,8% dos entrevistados, e seu substituto na disputa, Humberto Souto (PPS), recebeu 0,6% das menções. Filipe também foi lembrado por 0,6% e Mineirinho por 0,4%.

Rejeição. Quando perguntados sobre qual candidato não mereceria seu voto, 22,6% não souberam responder. O petista Paulo Guedes é o que tem menor rejeição: 7,0%, seguido de Jairo Ataíde, com 9,6%. Athos Avelino e Ruy Muniz não receberiam o voto de 12,2%, cada. Outros 12,4% rejeitam o nome de Filipe Gonçalves. Mineirinho do PSOL é o que tem maior índice de rejeição: 16,6%.

Dados. Foram feitas 500 entrevistas entre 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 4,38 pontos para mais ou menos. O número de registro é MG-00387/ 2012, e o contratante é a Sempre Editora Ltda.

*Publicado no Jornal OTEMPO/BH em 23/09/2012, com adaptações de texto e imagens do FN Café NEWS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva