quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eleições Municipais 2012: Pesquisa Eleitoral para Prefeito de Montes Claros

Jairo Ataíde lidera intenções de voto para prefeito em Montes Claros

Disputa segue embolada entre Paulo Guedes e Ruy Muniz pela segunda colocação

O deputado federal e ex-prefeito, Jairo Ataíde, assume a dianteira na corrida pela prefeitura de Montes Claros.
Isabella Souto*
A menos de 20 dias das eleições, o democrata Jairo Ataíde larga na frente na corrida pela prefeitura e a segunda colocação está embolada entre o petista Paulo Guedes e o republicano Ruy Muniz, de acordo com a pesquisa do MDA/Estado de Minas.

Paulo Guedes X Ruy Muniz: disputa pelo segundo lugar.
 A disputa pela Prefeitura de Montes Claros está embolada, e os moradores da cidade só conhecerão o novo prefeito no segundo turno das eleições. O deputado federal Jairo Ataíde (DEM), que comandou a cidade entre 1997 e 2004, tem a dianteira com a aprovação de 29,9% dos entrevistados pelo Instituto MDA em pesquisa encomendada pelo Estado de Minas, realizada nos dias 15 e 16. Tecnicamente empatados, aparecem em seguida o deputado estadual Paulo Guedes (PT), com 21,6% das intenções de voto, e seu ex-colega de plenário Ruy Muniz (PRB), com 19%. A margem de erro do levantamento é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O ex-vereador de Montes Claros e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Humberto Souto (PPS) aparece na quarta colocação, com 10% das indicações. A grande dúvida em relação ao candidato é que ele entrou na disputa no dia 10 – cinco dias antes da realização da pesquisa –, em substituição a Athos Avelino (PSB), que teve a candidatura indeferida com base na Lei Ficha Limpa. “Agora que o eleitor está assimilando a candidatura dele, então o quadro (em relação a ele) ainda pode mudar”, opina o diretor do MDA, Marcelo Costa Souza.

O diretor faz, porém, uma ressalva: entre os candidatos com potencial de chegar ao segundo turno, Humberto Souto é aquele que tem a maior rejeição, o que pode indicar uma dificuldade de crescimento. Entre os 501 entrevistados, 51,5% não admitem votar no socialista. Jairo Ataíde tem uma rejeição pouco menor: 39,1%. Paulo Guedes leva vantagem sobre Ruy Muniz, já que os candidatos atingiram os índices de 29,3% e 47,3%, respectivamente. Esse fator pode fazer a diferença no embate entre os dois para a chegada ao segundo turno das eleições.

Além de ter apresentado a menor rejeição entre todos os candidatos, o petista Paulo Guedes é também aquele que aparece na pesquisa com o eleitorado mais fiel – embora seguido bem de perto pelos principais concorrentes. Entre os entrevistados, 68,5% daqueles que afirmaram votar no deputado estadual não pretendem mudar a decisão. A resposta foi a mesma para 66,3% dos eleitores de Ruy Muniz; 65,3% de Jairo Ataíde, e 56% de Humberto Souto. Paulo Guedes tem ainda potencial de crescimento levando-se em conta que é desconhecido de 19,8% dos entrevistados, o maior índice entre os candidatos.

Setores
Em uma análise do perfil do eleitorado ouvido pela pesquisa, Jairo Ataíde lidera em quatro das cinco faixas etárias, com exceção dos entrevistados com idade entre 25 e 34 anos, que prefere Paulo Guedes. Nessa faixa o resultado ficou em 28,9% e 29,7%, respectivamente. O democrata é mais forte entre os jovens de 16 e 24 anos, que representam 32,3% de seus eleitores. É nessa mesma faixa que está o maior número de eleitores de Ruy Muniz, 21,9%, e o menor índice de Humberto Souto, 5,2%.
Na divisão por 12 setores residenciais, Jairo Ataíde tem 40% da preferência no Polo JK e só perde a liderança no Polo Santos Reis, onde Ruy Muniz aparece em primeiro, com 51,6% das intenções de voto. No Polo São Judas os candidatos do DEM e do PT estão empatados com exatos 34,4% da preferência do eleitorado. No Polo Vila Oliveira está o maior número de eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou nulo: 39,2%.

Ficha técnica
A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 501 eleitores de Montes Claros em 15 e 16 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 00510-2012. O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.

* Jornal Estado de Minas/BH - Publicação: 20/09/2012 06:00 Atualização: 20/09/2012 09:48, com adptações do FN Café NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva